Novo site da Diocese de Caxias do Sul está inscrito na 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB
O novo site da Diocese de Caxias do Sul, lançado em dezembro de 2021, está inscrito para a 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O projeto de integração entre o portal diocesano e as plataformas paroquiais quer fortalecer a unidade entre as comunidades da Igreja particular, no amplo sentido da sinodalidade, caminho indicado pelo Papa Francisco.
A iniciativa foi concebida pela Coordenação de Pastoral, assessoria de comunicação e as agências Finis Comunicação e Marketing e Webde Criação e Desenvolvimento. Todo o trabalho foi feito em comunhão e diálogo com o bispo diocesano, dom José Gislon, sendo fruto de um estudo realizado a partir do mapeamento da realidade da comunicação diocesana, realizado em 2021.
Com isso, o portal diocesano se torna como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários constroem seus websites e, ao mesmo tempo, são alimentados pelas propostas diocesanas e contribuem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejam, podem aderir ao projeto que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.
Mensalmente, o site da Diocese tem alcançado mais de 25 mil visitas e se torna um importante espaço de comunhão e divulgação das ações paroquiais, pastorais e dos movimentos. Ao passo que acontece a integração com os novos sites de paróquias e santuários, como é o exemplo do Santuário de Caravaggio, que já está no ar, e da Catedral Diocesana e Paróquia São Pelegrino, que estão em produção, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. São seis hotsites com páginas e conteúdos próprios, também hospedados no portal diocesano, sendo que três deles já estão no ar.
O site foi inscrito na categoria “Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida”, lançado na celebração de 50 anos dos Prêmios de Comunicação, para reconhecer o trabalho de convergência midiática realizado no ambiente virtual da internet. Este prêmio está dividido em três modalidades. Os trabalhos concorrentes devem colocar em evidência valores humanos e cristãos, com conteúdo no formato digital:
Os trabalhos inscritos serão submetidos à avaliação de dois júris. A primeira avaliação será a do júri técnico, que levará em consideração a qualidade do material produzido conforme as exigências técnicas de cada categoria e modalidade. Para cada categoria, o júri técnico escolherá os cinco melhores trabalhos. Em seguida, esses trabalhos escolhidos serão submetidos a um júri pastoral, que fará a avaliação da pertinência do conteúdo relacionado ao apreço pela dignidade humana e aos valores do Evangelho.
Os três trabalhos finalistas de cada categoria terão seus títulos e autores divulgados no dia 24 de julho de 2022, durante o 7º Encontro Nacional da PASCOM, que será realizado em Itaici, em Indaiatuba (SP). Os ganhadores receberão estatuetas oferecidas pela CNBB relativas a cada um dos Prêmios oferecida pela CNBB. Os Prêmios de Comunicação da CNBB serão entregues por ocasião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília/DF, no mês de outubro.
Ilustração: Diocese de Caxias do Sul