Legado do pensamento teológico de Bento XVI será o tema do Razões da Fé no dia 08 de janeiro

Com o tema: “Deus caritas est: o legado do pensamento teológico de Bento XVI”, o programa Razões da Fé deste domingo, 08 de janeiro de 2023, quando a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor, irá refletir sobre as virtudes e escritos do Papa Emérito Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022. Considerado um dos maiores teólogos da Igreja no século XX e início do século XXI, o cardeal Joseph Ratzinger, era um homem de vasta cultura e de posições que tinham como centro a pessoa de Jesus Cristo.

Para o debate deste domingo, realizado de forma híbrida, pela internet, são convidados: o padre Eleandro Teles, que é chanceler da cúria diocesana de Caxias do Sul e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias, mestre em Teologia Sistemática pela PUCRS e doutorando em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, com a pesquisa sobre o pensamento humanista de Ratzinger; e o padre Jocimar Romio, que é membro da Equipe Sacerdotal do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, coordenador do Curso de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Farroupilha e mestre em Teologia pela PUCRS. A mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

Entre as perguntas e respostas, a biografia de Bento XVI, a construção do seu pensamento teológico, sua importância para a aplicação do Concílio Vaticano II, bem como as características de seu pontificado e de sua emeritude. Merece destaque algo que aparece diversas vezes durante a sua vida enquanto teólogo e também no tempo em que governou a Igreja: Ratzinger conseguiu estabelecer relações importantes entre fé e ciência.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 7h às 8h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O programa Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 9h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.