Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra Missa de envio do padre Ricardo Fontana

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, prepara a Missa de envio do padre Ricardo Fontana que, em 2022, irá assumir a reitoria do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A celebração será realizada no próximo domingo, 12, às 18h, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento. A data foi escolhida, porque a Igreja celebra o domingo da alegria do Tempo do Advento e a Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, a quem o sacerdote tem uma bela devoção.

TRAJETÓRIA PE. RICARDO FONTANA

Movido pelo lema de ordenação: “quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”, retirado do capítulo 10 do Evangelho segundo Mateus, padre Ricardo Fontana irá celebrar 23 anos de vida sacerdotal no próximo dia 20 de dezembro. Ele é o sexto filho de Nilto (in memoriam) e Maria Baldissera Fontana. Nasceu e foi batizado em São Marcos, mas aos dois anos retornou para Flores da Cunha, terra natal de seu pai, onde viveu sua infância.

No dia 02 de março de 1984, data em que completou 13 anos, saiu de casa e foi para o Seminário, iniciando um novo ciclo na sua vida, junto à congregação dos Josefinos de Murialdo. Em 1990, ingressou no noviciado, em Caxias do Sul, e depois concluiu outras formações como em Filosofia e Teologia. Atuou por sete anos em Ana Rech, na formação dos padres, e também realizou pós-graduação em Florianópolis para a formação de educadores, voltada à psicopedagogia. Em 2006 ingressou no mestrado em Teologia Sistemática, na PUCRS finalizando com uma dissertação sobre a Igreja.

Em 2007, passou a trabalhar na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, como vigário paroquial, onde atuou por cinco anos, e recebeu a incardinação, isto é, passou a integrar o clero da Diocese de Caxias do Sul. Em 2012, foi para Carlos Barbosa, nas paróquias Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Arcoverde.

No final de 2014, mais precisamente em dezembro, foi nomeado pelo então bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, como 20º pároco da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves. Assumiu a Paróquia e o Santuário Santo Antônio em fevereiro de 2015. Nos sete anos em que esteve à frente deste trabalho, colaborou para a construção de diversas igrejas nos bairros atendidos pela Paróquia, organizou novos espaços de atendimento, oração e catequese junto ao Santuário Santo Antônio e tornou a comunicação uma das prioridades pastorais.

Em abril de 2021, foi eleito coordenador da Região Pastoral de Bento Gonçalves, com a missão de representar as oito paróquias das cidades de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e o distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, nas instâncias de organização pastoral da Diocese de Caxias do Sul.

No dia 26 de novembro de 2021, foi nomeado oficialmente como reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Ele deverá assumir a missão em fevereiro do próximo ano. Padre Ricardo irá se despedir de Bento Gonçalves no final do mês de dezembro. Para a função de pároco da Paróquia e Santuário Santo Antônio, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, designou o padre Volmir Comparin, natural de Bento Gonçalves e até então pároco da Paróquia São Brás, de Paraí. Fonte: Felipe Michelon Padilha.

Foto: Felipe Padilha