Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado pelas Paróquias da Diocese de Caxias do Sul
Em espírito de gratidão pela vida e missão, diversas paróquias e comunidades da Diocese de Caxias do Sul celebraram, em comunhão com toda a Igreja, o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, neste final de semana, 22 e 23 de julho. Convocada pelo Papa Francisco desde 2021, neste ano teve como tema: “De geração em geração, a sua misericórdia” (cf. Lc 1, 50). A data é celebrada no quarto domingo de julho, próximo do dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, recordados em 26 de julho.
Na Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, por exemplo, nas Missas do final de semana, 22 e 23 de julho, os avós e idosos foram chamados ao presbitério da Catedral e receberam a bênção e foram presenteados com um sachê de chá e a oração de São Joaquim e Santa Ana. Um momento especial aconteceu na Missa das 19h do sábado, 22 de julho: as líderes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), em conjunto, participaram da celebração e puderam dar uma palavra à comunidade sobre a sua missão de visitar e ser presença da Igreja junto aos idosos. Ao final, aconteceu o envio de uma nova líder que vivenciou o processo de capacitação nos últimos meses e irá iniciar o trabalho junto à PPI.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, também homenageou os avós e idosos. A coordenação e as agentes fizeram a leitura de uma oração escrita pelo Papa Francisco e, ao final, entregaram uma oração e um chocolate para aqueles que participaram da Missa das 09h de domingo, dia 23. Em outras paróquias e comunidades da Diocese, foram realizadas preces e momentos de homenagem e orações pelos avós e idosos.
Na Diocese de Caxias do Sul, a PPI é um sinal concreto da presença da Igreja junto aos mais idosos. Atualmente, são mais de 900 líderes nas diversas Regiões de Pastoral que visitam e acompanham mais de 1,3 idosos. Texto: Assessoria de comunicação da Diocese.