Projeto “Sinta, Olhe e Escute” promove inclusão por meio de livros com acessibilidade

Com o intuito de promover a inclusão e oportunizar a leitura acessível, o farroupilhense Alexandre Batisti, que é deficiente visual, criou o projeto “Sinta, Olhe e Escute”. Nele, foram desenvolvidas duas obras literárias infantis, totalmente acessíveis, que dispõe de leitura em braille, áudiodescrição, intérprete de libras e datilologia. Os livros, intitulados “Mãos Mágicas” e “Meu Amigo com Autismo”, foram escritos pela Isabel Varriale Damian e ilustrados por Luan Zuchi e Filipe Furian.

Conforme Batisti, esse projeto surgiu a partir da vontade de mostrar que a cultura deve ser universal, para todos. Ele relata que, durante sua infância, não existiam materiais inclusivos, como os de leitura. Hoje, os governos e a sociedade estão se empenhando, com o auxílio da tecnologia, para avançar neste assunto. “Talvez a gente nunca chegue no perfeito, mas vamos avançar cada vez mais rumo a uma acessibilidade bastante produtiva”, acredita.

Já foram distribuidos mais de 600 exemplares em instituições e Secretarias de Educação das prefeituras da Serra gaúcha. Além disso, a partir de dezembro, serão realizadas oficianas para apresentar o livro a todos. O projeto teve recursos do Pró-cultura RS, pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC Publicações.

Ouça a entrevista com Alexandre Batisti: