Ricardo Ló é homenageado durante programação da 123ª Romaria Votiva

Durante a programação da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, na última quinta-feira, 02, às 16h, a comissão organizadora da festa, os grupos de filó, a equipe do Santuário e da Rádio Miriam Caravaggio prestaram uma homenagem ao colega Ricardo Ló. O radialista, falecido no dia 12 de junho de 2022, vítima de um atropelamento, participava anualmente das coberturas jornalísticas da romaria, por meio desta emissora.

O momento foi conduzido pelo jornalista, Leandro Adamatti, que mencionou a presença do Ricardo Ló nas romarias, onde passava o dia fazendo entrevistas, com o seu jeito autêntico, conversando com os agricultores e cantando com os grupos italianos. “Se nós não o vimos hoje, com certeza nós lembramos dele. Esta romaria também cresceu muito por meio da sua voz, por meio do jeito que ele divulgava e levava adiante esta devoção”, afirmou Adamatti.

Em sua fala, o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, também enfatizou o jeito popular com que Ló se comunicava e agradeceu os mais de 40 anos dedicados à Rádio Miriam. Após esse momento, a chuva começou a cair sobre a esplanada do Santuário, como se repetisse a graça alcançada em 02 de fevereiro de 1899, em que agricultores pediam e receberam a chuva, após meses de seca, fato esse que se recorda na Romaria Votiva.

A homenagem contou com apresentação musical da dupla Os Filhos do Grotão, composta por Vilson Melo e Cedenir, que interpretou duas musicas de autoria de José Pasa. As letras recordam o milagre da chuva em Caravaggio e a história da imigração italiana na Serra gaúcha. Os gaiteiros Julvio Gaio, Lírio Dal Magro, Luiz Girelli e Pedrinho de Col, grandes amigos de Ricardo Ló, também dedicaram duas músicas: O Sol se Põe e Il Sirio, uma das canções que ele mais gostava.

Ouça a homenagem completa ao radialista Ricardo Ló: