Romaria das Pessoas com Deficiência passa a integrar o calendário de pré-romarias a Caravaggio

O calendário das pré-romarias de Nossa Senhora de Caravaggio será ampliado neste ano, com o acolhimento de mais um importante grupo. No próximo domingo, 15, ocorre a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência, idealizada pelos peregrinos Gilberto Adami e Antonio Carlos Potrich, este portador de deficiência (PcD), e acolhida pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana.

Conforme Adami, a ideia surgiu no Encontro Nacional de Peregrinos (Enape), em novembro de 2021, em Aracaju (SE), quando eles acompanharam palestras sobre peregrinações e caminhadas. “Nos desafiamos a fazer uma romaria até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, com o diferencial de ser voltada ao público PcD”, relata.

Adami também é vice-presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (Acasargs), que tornou-se a promotora da 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio. Também conta com apoio das prefeituras municipais de Farroupilha e de Caxias do Sul, Tecmobili Cadeiras de Rodas, Semearhis e Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef), e o patrocínio de Sicredi Pioneira.

ORIENTAÇÕES

Serão duas as opções de ponto de saída, ambas na Rodovia dos Romeiros: em frente ao Pronto Atendimento da Unimed (4,1 quilômetros do Santuário), com saída às 14 horas, e no trevo de acesso secundário a Caravaggio (1,5 quilômetro do Santuário). A escolha do local de partida fica a cargo de cada participante, conforme seu nível de limitação.

Na programação, às 16h30 será realizada uma bênção ecumênica e às 17h a Santa Missa no Santuário de Caravaggio. Em caso de chuva, a pré-romaria será transferida para o domingo seguinte, 22, também com início às 14 horas.

INSCRIÇÕES

Os organizadores farão, na chegada ao Santuário, a entrega de camiseta e de kit da Romaria aos cem primeiros inscritos no evento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Foto: Acervo pessoal