Romaria de Caravaggio contará com ambulatório e estruturas de saúde ao longo dos caminhos
As Romarias de Caravaggio, pela quantidade de pessoas que costuma participar, demanda de uma ampla estrutura de apoio. Um dos serviços que recebe maior atenção é o de saúde, tendo em vista a necessidade de proporcionar atendimento aos romeiros em caso mal-estar e demais ocorrências. Portanto, para a 143ª edição da Romaria, foram montadas estruturas na esplanada do Santuário, como também ao longo dos caminhos que levam a Caravaggio.
O ambulatório estará ao lado da Rádio Miriam, com médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem do Pró-Saúde, além de ambulância da Unimed ou do SAMU Caxias. A Tenda Bem-Estar e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) estarão junto à esplanada fazendo a recepção dos romeiros, a aferição de sinais vitais e fornecendo orientações. A equipe do Resgate Voluntário ficará circulando para agir em caso de necessidade de primeiros socorros.
Para os peregrinos que estiverem em deslocamento, haverá uma ambulância na Sorveteria Beijo-Frio, que poderá ser acionada em casos de emergência. O local é estratégico para que ela consiga se deslocar com facilidade, sem precisar transitar em meio aos caminhantes. O SAMU Caxias também estará com estrutura de apoio no Ponto Zero, em Caxias do Sul. No início do morro da Busa estarão os Bombeiros Voluntários. A Cruz Vermelha terá uma de suas unidade próximo à sede da Bigfer, no morro da Busa, e outra na Igreja São José.
Foto: Gleici Trois