Seminarista Stefano Fagundes Petroli embarca para a XVI Experiência Missionária na Arquidiocese de Santarém, no Pará

O seminarista Stefano Fagundes Petroli embarcou, nesta quinta-feira, 04 de janeiro, com destino à Arquidiocese de Santarém, no estado do Pará. Ele irá participar, entre os dias 05 e 21, da XVI Experiência Missionária para seminaristas, na Paróquia São Paulo Apóstolo. Natural de Bento Gonçalves, ele está na etapa da Configuração, também chamada de Teologia, da Diocese de Caxias do Sul, residindo no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, e realiza seus estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Está no itinerário formativo de seminaristas da Diocese de Caxias do Sul, que em algum momento nos estudos da Teologia, o seminarista possa realizar uma experiência missionária ad gentes, isto é, fora da Diocese. São priorizadas realidades onde a Igreja esteja em processo de implantação e se precise de pessoas que possam anunciar o Evangelho naquele lugar e fazer com que mais pessoas possam aderir a fé católica e participar das comunidades-Igreja.

Na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, do Papa São João Paulo II, está escrito sobre a dimensão pastoral-missionária na formação do sacerdote. O seminarista deve, no período de sua formação, fazer “pastoral”, que significa, atuar juntamente com um padre numa paróquia, ajudar as comunidades em suas dificuldades e se fazer presente junto ao Povo de Deus. E os jovens realizam a sua pastoral aos finais de semana durante o período de formação, nas paróquias da Diocese.

No documento, São João Paulo II fala também da dimensão missionária. Nesse sentido, para ajudar o seminarista a crescer no espírito missionário, de se pôr em estado permanente de missão é que essa experiência ad gentes é sugerida. Esta ação missionária e também formativa favorece uma relação fraterna com o povo de Deus.

A XVI Experiência Missionária da Arquidiocese de Santarém tem como tema: “Cristo aponta para a amazônia”, citação do Papa São Paulo VI. “Conto com as orações de nossa Igreja particular para que eu possa, nesses dias, crescer em minha consciência missionária para estar sempre mais pronto para levar o Evangelho em palavras e obras por onde o Senhor me conduzir”, pede Stefano.

A Missa de envio dos missionários será celebrada na sexta-feira, 05 de janeiro, às 08h30min, na igreja Santo Antônio, em Jacamin, presidida pelo arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, religioso Josefino de Murialdo, nascido no atual município de Vista Alegre do Prata, na Diocese de Caxias do Sul. Texto: Assessoria de imprensa da Diocese!