Série de Reportagens apresenta o drama e a intolerância a quem escolheu as ruas para viver

Dificuldades vivenciadas por pessoas em situação de rua em Caxias do Sul durante o inverno rigoroso. A intolerância da sociedade há quem não possui uma casa para morar e muito menos uma família. O desrespeito aos direitos humanos. Esses foram alguns dos objetivos da Série de Reportagens: “Rua, frio e fome: Hospedagem Solidária – a busca pelo calor do abrigo e da espiritualidade”.

Apresentada pelo jornalista Tales Armiliato, a série foi dividia em quatro capítulos. Para a produção do trabalho, durante uma semana, o repórter conviveu e colheu depoimentos de pessoas em situação de rua atendidos pela ação social Hospedagem Solidária, realizada na segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa, uniu durante os meses de inverno deste ano, setores da Igreja Católica de Caxias do Sul (Diocese de Caxias do Sul) e inúmeros parceiros da comunidade visando o abrigo de quem não tem um lar, trabalho ou comida para sobreviver durante as baixas temperaturas registradas no sul do Brasil.

Depoimentos emocionantes são apresentados durante a série de reportagens vindos dos organizadores da iniciativa, reflexões de entidades que estudam os problemas desta natureza chegando as próprias pessoas que vivem em situação de rua em Caxias do Sul. Utilizando-se de uma narrativa objetiva e verídica diante dos fatos acontecidos, Armiliato se utiliza de uma linguagem simples, objetiva e aliada a trilhas sonoras que desfiam o foco de uma série pesada e sensacionalista para o debate sobre o tema junto da comunidade regional.

“A iniciativa é algo que chama a atenção do Brasil no acolhimento as pessoas em situação de rua. Mas isso não acontece só em Caxias do Sul. A série procurou debater com a comunidade caxiense e regional o problema que merece uma atenção de todos, não só do poder público. A sociedade precisa aprender que essas pessoas estão jogadas à margem, humilhadas e sem expectativas. Quantos falam em intolerância de diversas formas. O país vive um momento difícil onde os direitos humanos são desrespeitados. Muitas das pessoas que ouvi tem problemas com drogas, vícios, ou seja, uma questão também de saúde pública. Mas não só, uma questão de acolhida e fraterna espiritualidade”, completa Armiliato.

Na série de reportagens, além de pessoas que vivem em situação de rua em Caxias do Sul, relatos importantes, como do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, da Coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul, Maria Tereza Mandelli Grasselli, da Diretora da Proteção Diretora da Proteção Especial de Média Complexidade da Fundação de Assistência Social (FAS) do município de Caxias do Sul, Jamila Tassemeier e do membro do Conselho Pastoral Nacional do Povo da Rua da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Elton Bozetto. Com importância para a reflexão nacional sobre o tema, a série apresenta ainda a colocação de um dos grandes defensores dos direitos humanos no país, o Coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, Padre Júlio Lancellotti. Em consequência da falta de abrigo também surje a fome. O assunto é abordado também por um dos responsáveis pela Campanha da Fraternidade da CNBB 2023, Padre Jeam Poul Hansen.

A Série de Reportagens: “Rua, frio e fome: Hospedagem Solidária – a busca pelo calor do abrigo e da espiritualidade” apresentou uma grande repercussão na comunidade regional da Serra Gaúcha, gerando debates em torno de diferentes organizações, entidades e em poderes públicos municipais. Ações foram desenvolvidas depois que a reportagem foi rodada através da Rádio Miriam de Farroupilha (RS), com iniciativas voltadas ao ataque à intolerância e ao desrespeito aos direitos humanos diante do tema envolvendo as pessoas em situação de rua. As reportagens foram veiculadas durante o programa Jornal da Manhã, nos dias 01, 02, 03 e 04 de novembro de 2022.

SOBRE O HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

Em 2022, depois de duas sedes emergenciais nesta temporada, a partir de 25 de junho, a quinta edição da ação social foi acolhida pela Catedral Diocesana de Caxias do Sul, que cedeu o espaço de um prédio próprio, localizado na Rua Os 18 do Forte, no centro da cidade, onde dois andares, ficaram à disposição do programa para o abrigo e alimentação de pessoas em situação de rua. A ação permaneceu até o dia 02 de setembro onde essas pessoas receberam alimentação e um lugar para poder dormir nas noites geladas de inverno. Um programa que iniciou pensando ainda na oportunidade de oferecer lazer e momentos de espiritualidade para todos os presentes.

Acompanhe, em áudio, os quatro capítulos da Série de Reportagens: “Rua, frio e fome: Hospedagem Solidária – a busca pelo calor do abrigo e da espiritualidade”, com produção e apresentação do jornalista Tales Armiliato:

1ª PARTE (Veiculação: 01/11/2022)

 

2ª PARTE (Veiculação: 02/11/2022)

 

3ª PARTE (Veiculação: 03/11/2022)

 

4ª PARTE (Veiculação: 04/11/2022)