Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul reúne catequistas para iniciar planejamento de missão pós Crisma

O Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul reuniu no sábado, 12, 50 catequistas de diversas paróquias de Caxias do Sul e também de cidades como Farroupilha e Bento Gonçalves. A equipe de assessoria do Setor Juventude, em conjunto com a Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Diocese e a Coordenação Diocesana de Pastoral iniciaram um planejamento de missão e trabalho com grupos de pós Crisma.

O encontro, no Espaço Mater Dei, nasceu a partir da demanda apresentada pelas paróquias para a formação de grupos de jovens no período pós Crisma. Na oportunidade, os participantes puderam lançar um olhar à realidade das juventudes no Brasil, no Rio Grande do Sul e também na Diocese. Puderam confrontar dados de pesquisas divulgadas sobre o número de jovens católicos e “sem religião” e conhecer o mapeamento de grupos de jovens da Diocese, que mostra a presença de mais de 140 grupos juvenis, além de partilhar sobre a pergunta: “Como tem sido a relação da conclusão da Crisma e a permanência das juventudes em minha comunidade”.

A iluminação bíblica partiu do encontro de Jesus com a samaritana, no poço de Jacó, narrado pelo evangelista João, no capítulo 4. O assessor diocesano do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, conduziu a reflexão a partir das “sedes” das juventudes e da importância da escuta, da perspicácia, da criatividade e da coragem de acompanhar os jovens e caminhar junto com eles.

Já a última parte do encontro foi dedicada ao olhar a partir dos documentos da Igreja, sobretudo a Exortação Apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco. O “agir” ficou como tarefa de comunidade a partir dos elementos levantados, da importância de destinar tempo de qualidade para os jovens e da urgência pastoral para preencher o hiato entre a conclusão dos quatro anos de Catequese e a vida adulta para a participação nos movimentos juvenis a partir dos 18 anos.

Assim, cada participante, em conjunto com as coordenações paroquiais, lideranças jovens e os padres, irão planejar a missão com a quarta etapa da Catequese, tendo em vista a organização de pequenos grupos juvenis serão confirmados na fé com o sacramento do Crisma. A partilha dos projetos será feita no encontro já agendado para o dia 25 de fevereiro de 2023.

O encontro também contou com a presença do coordenador diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, que ressaltou a importância da relação de proximidade da comunidade com os jovens, e de todos com Deus, por meio de Jesus Cristo. O planejamento das ações e etapas de formação é construído em conjunto entre a Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã, o Setor Juventude e a Coordenação de Pastoral.

Acesse aqui o material: baixe aqui