Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha comemora 60 anos de fundação

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), completou nesta segunda-feira, 25, 60 anos de fundação. Tudo começou no final dos anos 50, quando foram fundados dois sindicatos no município, um dos proprietários de terras e outros dos filhos dos proprietários. No entanto, em 25 de abril de 1962 eles decidiram se unir por entender que ambos eram da mesma categoria e defendiam os mesmos interesses. Naquela época mais sete sindicatos rurais foram fundados na região, e desde então cada um construiu sua história com muita luta em favor dos agricultores. Neste sábado, 23, o programa Agricultura Familiar e Cooperativismo da Rádio Miriam Caravaggio (13h às 14h), conversou com o presidente Mário Ferrari, a vice Suzana Bertuol e o Tesoureiro Adriano Calegari.

Um dos marcos do Sintrafar foi nos anos oitenta quando houve a mobilização do homem do campo para garantir seus direitos, assim como uma forte organização das mulheres em torno das demandas que acabaram entrando na Constituição de 1988. Isso motivou as mulheres para que elas passassem a participar da diretoria e fazer a formação dentro do sindicato. Naquela época havia uma luta muito forte na sociedade para que os direitos das mulheres fossem reconhecidos. Na agricultura, o homem podia se aposentar com a metade do salário mínimo, mas a mulher não tinha direito. Com a luta, hoje ambos tem os mesmos direitos previdenciários, sendo que a mulher se aposenta com 55 anos e o homem com 60 anos. Conforme o presidente do Sintrafar, Márcio, Farroupilha foi o primeiro sindicato do Rio Grande do Sul a ter uma mulher como presidente.

Márcio lembra que o sindicato segue com sua proposta de lutar pelos agricultores independente se ser associados ou não, assim como tem presença efetiva na vida do município. O sindicato participa dos conselhos municipais, como o Conselho Gestor Comunitário, Conselho Municipal da Agricultura  e também atua diretamente com a Emater em várias atividades e programas.

Para os associados, o Sintrafar, em sua sede junto à rua Coronel Pena de Moraes, 765, construída há mais de 40 anos,  oferece serviços de saúde, jurídico e dois agrônomos para auxiliar, além de vários outros convênios no município. A entidade também auxilia os agricultores na parte burocrática da propriedade, como Imposto Territorial Rural (ITR), Incra e o Cadastro Ambiental Rural. São cerca de 1.500 associados que contribuem espontaneamente, sendo que os associados com mais de 70 anos estão isentos, mas continuam tendo todos seus direitos como associado.

Foto: José Theodoro