Tocha Olímpica abre 24ª edição da Surdolimpíada a partir do Santuário de Caravaggio em Farroupilha
O Santuário de Caravaggio foi palco para a saída da Tocha Surdolímpica na manhã deste sábado, 30, que percorrer as ruas de Farroupilha às vésperas da abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas, sendo Farroupilha subsede e Caxias do Sul a sede oficial. O símbolo de uma das maiores competições de inclusão do mundo partiu com as benção de Nossa Senhora de Caravaggio, exatamente às 10h da manhã, levada pelas mãos da atleta gaúcha do futebol, Stefany Krebs, a partir do Círio Pascal. A previsão inicial era que Dauber Roque, ex-surdoatleta brasileiro, abrisse o percurso, porém, ele não conseguiu estar presente.
Antes da saída, o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, rezou um Pai Nosso, em um gesto de bênção ao evento e refletiu: “Tivemos a graça, de a partir do Círio Pascal que representa Cristo nossa luz, acendermos e entregarmos a luz para todos os povos, para que a paz reine em todos os corações e reine na humanidade”, disse o padre.
O percurso envolveu 27 pessoas entre atletas, ex-atletas e organizadores, todos surdos. Cada participante do revezamento percorreu 1 km com a tocha, que foi levada até a Catedral Diocesana de Caxias. O presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo encerrou o trajeto. A Chama Surdolímpica ficará exposta na Praça Surdolímpica, montada no Centro de Eventos da Festa da Uva.
Ao todo, serão disputadas 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no feminino. Somente de brasileiros serão 199 atletas participantes, sendo 110 homens e 89 mulheres, além de 126 integrantes de comissões técnicas, totalizando 325 pessoas, a maior delegação brasileira na história da competição. Em Farroupilha, as modalidades serão realizadas no Salto Ventoso, Santuário de Caravaggio, Estádio das Castanheiras e no Parque Cinquentenário.
PARTICIPAÇÃO E TRANSMISSÃO
O acesso do público aos jogos é aberto e gratuito, com exceção das solenidades de abertura e encerramento, destinada para convidados em evento fechado. Haverá transmissão por streaming de todas as modalidades durante as Surdolimpíadas, com acesso 100% gratuito, através do canal Deaflympics TV by XPlay. Também já está disponível o aplicativo oficial da Deaflympics TV, que concentra todo conteúdo gerado, inclusive, o Arenas View, plataforma de câmeras ao vivo de todos os locais de competição.
CALENDÁRIO DE JOGOS
ATLETISMO – DE 07 A 14 DE MAIO – COMPLEXO ESPORTIVO SESI
MARATONA – 15 DE MAIO – RUAS CENTRAIS DE CAXIAS DO SUL
BADMINTON – 02 A 11 DE MAIO – CIE (CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE)
BASQUETE – 03 A 13 DE MAIO – GINÁSIO DO SESI E GINÁSIO DO VASCÃO
CICLISMO – 02 A 08 DE MAIO – SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO (FARROUPILHA)
FUTEBOL – 30 DE ABRIL A 15 DE MAIO – ESTÁDIO CENTENÁRIO, FUNDAÇÃO MARCOPOLO, ESTÁDIO MUNICIPAL, CAMPO DO SANTA LÚCIA, CAMPO DO GIANELLA, EM CAXIAS DO SUL, E NO ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA, SEDE DO FUTEBOL FEMININO)
GOLF – 07 A 11 DE MAIO – GOLF CLUB CAXIAS DO SUL
HANDEBOL – 02 A 14 DE MAIO – UCS (UNIV. DE CAXIAS DO SUL)
JUDÔ – 03 A 05 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE
KARATÊ – 02 A 04 DE MAIO – UCS
LUTA LIVRE – 13 E 14 DE MAIO – UCS
LUTA GRECO-ROMANA – 10 E 11 DE MAIO – UCS
MOUNTAIN BIKE – 10 DE MAIO – SALTO VENTOSO (FARROUPILHA)
NATAÇÃO – 02 A 09 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE (SEDE GUARANY)
ORIENTAÇÃO – 06 A 14 DE MAIO – ÁREAS URBANA E RURAL DE CAXIAS
TAEKWONDO – 06 A 08 DE MAIO – UCS
TÊNIS – 03 A 13 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE
TÊNIS DE MESA – 05 A 11 DE MAIO – GINÁSIO MUN. DE FARROUPILHA
TIRO ESPORTIVO – 02 A 12 DE MAIO – CLUBE CAXIENSE DE CAÇA E TIRO
VÔLEI – 04 A 13 DE MAIO – FUNDAÇÃO MARCOPOLO
VÔLEI DE PRAIA – 03 A 13 DE MAIO – UCS
CALENDÁRIO DO ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS
JOGOS FEMININOS DE FUTEBOL
– 03/05
Quenia x Japão 10h
Brasil x Usa 14h
– 05/05
Polônia x Japão 10h
Brasil x Quenia 14h
– 07/05
Japão x USA 10h
Polônia x Quenia 14h
– 09/05
Polônia x Brasil 10h
USA x Quenia 14h
– 11/05
Japão x Brasil 10h
Polônia x USA 14h
SOBRE A SURDOLIMPÍADAS
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes.
Confira as fotos da Tocha Surdolímpica:
Foto: Xplay e Leandro Ávila