Treinamento do projeto “Me Respeita” irá qualificar profissionais para auxiliar mulheres vítimas de violência

Nesta quarta-feira, 12, será promovido o primeiro treinamento do projeto “Me Respeita”, para identificação de situações de violência contra as mulheres no município. A capacitação é direcionada a funcionários e proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviço, bares, casas noturnas e similares, restaurantes e organizadores de festas ou eventos em geral. A ação é promovida pela Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e a CDL Farroupilha.

A iniciativa visa fortalecer a Campanha Me Respeita, de autoria do vereador Marcelo Broilo, e instituída na Lei Municipal número 4.681, de 03 de novembro de 2021. A mesma adota medidas de orientação, conscientização, prevenção e auxílio às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade e cria o selo “Me Respeita”. Com isso, o objetivo é buscar apoiadores à causa, que poderão utilizar o selo de identificação em seu estabelecimento ou loja.

Conforme a Primeira-Dama, Ariana Laura Santos Feltrin, esta campanha veio para ficar e o intuito é criar uma grande rede de ajuda, onde a mulher que se sentir ameaçada poderá buscar ajuda nos estabelecimento com o selo “Me Respeita”, que identifica a presença de pessoas qualificadas. “Nossa intenção é fazer um treinamento por mês. Se a procura for grande, faremos dois por mês”, afirma. Os encontros são realizados com a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Resgate Voluntário, Conselho Tutelar, entre outros.

PRIMEIRA CAPACITAÇÃO

O treinamento desta quarta-feira, 12, ocorre gratuitamente no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha, às 18h30. Interessados em participar devem confirmar a presença até às 12h de hoje, por meio do telefone (54) 99710-5229.

Ouça a entrevista com a primeira-dama, Ariane Laura Santos Feltrin:

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha