Após Jornada Mundial da Juventude de Lisboa jovens da Diocese de Caxias do Sul iniciam mobilização para JMJ Seoul em 2027

No “ide em paz” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, com o anúncio da sede do próximo encontro dos jovens com o Papa a ser realizado na Coréia do Sul, na capital Seoul, no ano de 2027, já iniciou o sonho dos jovens da Diocese de Caxias do Sul para participar da atividade. O Papa Francisco revelou a sede da JMJ, na Missa de envio, no domingo, 06 de agosto, no Parque Tejo, em Lisboa, com a presença de mais de 1,5 milhão de pessoas.

A 41ª JMJ, em Seoul 2027, no entanto será precedida pelo Jubileu dos Jovens, em Roma, capital da Itália, no ano de 2025. A cada 25 anos, a Igreja realiza “jubileu” ou chamado “Ano Santo”. Em 2000, a temática era: “Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre”, recordando os dois mil anos do nascimento do Salvador. Em 2025, o tema geral será um dos pontos mais reforçados pelo Papa Francisco em seu Magistério: “Peregrinos da Esperança”. E, neste contexto, será realizado o grande encontro com os jovens.

Inclusive, o Papa Francisco fez o convite aos jovens: “Porém, antes de dizer qual será a sede da 41ª Jornada Mundial da Juventude, gostaria de fazer um convite: convido todos os jovens do mundo, para o 2025, em Roma, para celebrar juntos o Jubileu dos Jovens Aguardo-vos ali, em 2025, para celebrarmos juntos o Jubileu dos Jovens”, disse o Pontífice.

Assim, diversos peregrinos da delegação de mais de 40 jovens da Diocese de Caxias do Sul já começaram a pensar em participar dos dois encontros. Nos próximos meses deverão iniciar sua mobilização para levantar recursos para participar das atividades mundiais da juventude católica, em Roma e em Seoul. “O Jubileu me atrai muito mais, mas me conhecendo, tentarei participar e levar outros jovens para ambos os eventos”, salienta Daian Chisini, do grupo de peregrinos de Garibaldi.

A delegação da Diocese de Caxias do Sul na JMJ Lisboa 2023, foi composta mais de 40 pessoas das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Araçá, e Carlos Barbosa, dentre eles, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia). Cinco padres diocesanos, um diácono e um frade capuchinho participaram do evento na capital portuguesa. “Certamente teremos jovens para levar o nome da nossa Diocese de Caxias do Sul na próxima Jornada”, diz o jovem Iago Ferret, também de Garibaldi.