Coordenadoras paroquiais e comunitárias de Catequese refletem sobre o papel da coordenação em encontro diocesano

Mais de 140 pessoas participaram, na manhã do sábado, 06 de abril, do encontro diocesano de coordenações paroquiais e comunitárias de Catequese, promovido pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Caxias do Sul. A atividade, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), teve a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon, do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e da coordenadora diocesana da IVC, Margareth Bedin Menegat.

O encontro iniciou com a espiritualidade a partir da Leitura Orante da Palavra de Deus e da oração do Catequista. Na sequência, Dom José Gislon dirigiu sua mensagem às coordenadoras e catequistas. Ele ressaltou a importância que a Diocese de Caxias do Sul quer dar à Iniciação à Vida Cristã, no processo de transmissão da fé às novas gerações. E concluiu: “Muito obrigado por tudo o que vocês fazem. Contem conosco, contem com a Coordenação de Pastoral. Avante, força”.

Logo depois, a coordenadora diocesana fez uma explanação tendo como pano de fundo a unidade da caminhada da Iniciação à Vida Cristã em toda a Diocese, mesmo com as particularidades de cada uma das seis Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata. Concluindo este momento, aconteceu a dramatização dos tipos de líderes e coordenadores a partir da inspiração do Pequeno Príncipe e a sua relação com a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

O padre Tadeu Antônio Libardi, que é psicólogo, conduziu um momento de reflexão e interação sobre a função, ou seja, o papel da coordenação no processo da Iniciação à Vida Cristã nas comunidades e paróquias. Durante a manhã também aconteceu trabalho de grupo, reunindo as coordenadoras por Região de Pastoral, buscando também compreender as alegrias e desafios da missão.

Após a plenária e a partilha sobre a realidade da Catequese na Diocese de Caxias do Sul, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira deu a sequência no encontro pontuando os caminhos da Iniciação à Vida Cristã na região, sobretudo nos passos a serem dados neste ano, com a atualização das Diretrizes Diocesanas da Iniciação à Vida Cristã. A atividade foi concluída com um almoço de confraternização.