Diácono Cristian Fabiani será ordenado padre no mês de maio, em Bento Gonçalves

A Missa em que o jovem de 26 anos receberá o Sacramento da Ordem no segundo grau, isto é, para a função de sacerdote, será no domingo, 21 de maio, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, no bairro Cidade Alta, na cidade de Bento Gonçalves. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Ordenado diácono em 13 de novembro de 2022, Cristian escolheu como lema presbiteral o versículo 4 do Salmo 110: “Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec”. A ordenação presbiteral terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, da Paróquia Cristo Rei, bem como por uma rede de emissoras de rádio de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Nova Prata.

Após a Missa, a comunidade será convidada a confraternizar com o neosacerdote no salão da igreja Santo Antão, no bairro de mesmo nome. Nos dias seguintes à ordenação, Cristian irá celebrar suas primícias em diversas comunidades, a ordenação acontece nas comemorações do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves.

BIOGRAFIA DE CRISTIAN FABIANI

Cristian é natural de Bento Gonçalves e iniciou sua caminhada formativa como integrante do Seminário Familiar (hoje Grupo Vocacional) em sua cidade natal. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.

Entre 2018 e 2021, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2022 realizou seu ano pastoral nas paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, e Santo Antônio do Rio Branco. No mês de julho, de 15 a 25, Cristian fez sua experiência missionária na Missão Jovem promovida pela CNBB na prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

Foi ordenado diácono em 13 de novembro de 2022, na Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata. No mesmo dia recebeu a nomeação de cooperador paroquial nas paróquias da cidade de Nova Prata.