Gente que Faz: o convidado de hoje é o jornalista Tales Giovani Armiliato

A convidado  é o jornalista Tales Giovani Armiliato, 44 anos de idade e natural de Campestre da Serra (RS). Casado com Patrícia Marin Armiliato, com quem tem um filho, Augusto Giovani Marin Armiliato. Atualmente atua na chefia da Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Tales Giovani Armiliato é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela mesma instituição e doutor em Letras pela associação ampla UCS/UniRitter.

No currículo, traz a experiência como coordenador, apresentador, editor e repórter da rádio Gaúcha Serra e Rádio Gaúcha Porto Alegre, entre 2019 e 2020, além de Coordenador de Jornalismo da Rede Tua Rádio e Rádio São Francisco de Caxias do Sul, onde somou 20 anos de casa em duas passagens. Atuou pela Rádio Vaticano (Cidade do Vaticano), em 2009, acompanhando atos internacionais e relevantes do Pontificado de Bento XVI. Entre suas coberturas internacionais, cobriu ainda a escolha do Papa Francisco em 2013, no Vaticano.

Esta é a terceira passagem na assessoria da comunicação do Legislativo Caxiense, cargo que ocupou também nos anos de 2018 e 2021. Atuou como correspondente na Serra Gaúcha do Grupo RBS (Rádio Gaúcha) e Grupo Caldas Júnior (Rádio Guaíba e Jornal Correio do Povo). Tem experiência em assessorias de imprensa privadas, mídias online e podcast e televisão (com passagens pela Rede Vida de Televisão – Porto Alegre – e TV Aparecida-SP). Também foi docente do curso de jornalismo no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul, de 2013 a 2015. No currículo mais de 30 prêmios em radiojornalismo e webjornalismo no cenário gaúcho e nacional. É considerado um dos melhores jornalistas do Sul do Brasil, em rádio, segundo pesquisa do portal JornalistaseCia pela sua pontuação em prêmios de jornalismo no país. Em 2022, participou e foi o vencedor na categoria Inovação na Gestão Judiciária do Prêmio Themis de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Tales foi vencedor com uma série de reportagens veiculada pela Rádio Miriam Caravaggio de Farroupilha.