Episcopado gaúcho celebra Missas em basílicas e segue agenda de reuniões em Roma

A delegação de 23 bispos e padre, das quatro arquidioceses e 14 dioceses do Regional Sul 3, seguem realizando a visita Ad Limina Apostolorum, em Roma. Durante a agenda, de 02 a 07 de maio, o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões. Na programação também estão as Missas nas basílicas papais: São Pedro, Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros.

O episcopado gaúcho ainda cumpre agenda na Secretaria de Estado do Vaticano e em uma audiência com o Papa Francisco. A visita também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada bispo presente. Este material não consiste em uma prestação de contas, mas em uma partilha da situação de cada Igreja Local.

ATIVIDADES DOS BISPOS

1º DIA

Na segunda-feira, 02, o bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente do Regional, Dom José Gislon, presidiu a Santa Missa, na Basílica Vaticana, no altar do túmulo de São Pedro. A celebração foi concelebrada por Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo e vice-presidente do Regional e pelo secretário, Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre. Dividido em dois grupos, o episcopado gaúcho visitou as congregações para a Educação Católica e para as Causas dos Santos, além dos pontifícios conselhos para a Promoção da Nova Evangelização, da Cultura, para a Promoção da Unidade dos Cristãos, bem como a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

2º DIA

Na manhã da terça-feira, 03, o episcopado gaúcho celebrou a Missa na Basílica de São João do Latrão, a Catedral de Roma. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Ao longo do dia, dividido em dois grupos, o episcopado gaúcho visitou as congregações para os Bispos, o Clero, o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e para os Institutos de Vida Consagrada. No final do dia, juntos, visitam a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

3º DIA

Na manhã da quarta-feira, 04, o episcopado gaúcho celebrou a Missa na Basílica de Santa Maria Maior, a primeira dedicada à Mãe de Deus no Ocidente e lugar onde o Papa Francisco se dirige para rezar antes e após suas viagens. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria, o caxiense Dom Leomar Antônio Brustolin. A delegação gaúcha também visitou a Congregação para a Doutrina da Fé, a Secretaria de Estado e o Dicastério para a Comunicação. No final do dia, os bispos se encontraram com a direção do Colégio Pio Brasileiro.

4º DIA

Na quinta-feira, 05, o episcopado gaúcho terá uma audiência com o Papa Francisco. O Papa poderá conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC); a realidade da formação inicial e permanente do clero; os desafios da pastoral vocacional; o espírito de comunhão que existe com os religiosos e religiosas; as inúmeras iniciativas e projetos que visam à formação de lideranças leigas nas comunidades paroquiais e nos movimentos eclesiais, bem como todas as frentes de diálogo e interação da Igreja com as várias realidades presentes na sociedade.

Fotos: Divulgação/Diocese de Caxias do Sul