Espaço do Seminário Apostólico atenderá 150 crianças e adolescentes no contraturno escolar

A estrutura do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, passará a abrigar, a partir de setembro, o contraturno escolar. A Rede Calábria, do Instituto Pobres Servos, participou de um edital, lançado pela Prefeitura de Farroupilha, e foi aprovada para ofertar atividades complementares ao ensino, em turno oposto ao horário escolar. Serão 150 crianças e adolescentes atendidos, da educação infantil, ensino fundamental e EJA da rede pública municipal no projeto Centro Familiar.

O diretor do Seminário, padre Paulo Salvi, recorda que, em razão de mudanças sociais, o espaço não tem atualmente o uso que costumava ter há anos atrás, com a formação dos seminaristas. Com isso, a estrutura foi sendo aberta para outras atividades, como reuniões, retiros e congressos. “Faz um ano e meio que começou a se pensar nesta hipótese de fazer um trabalho de contraturno escolar”, explica.

PEDAGOGIA CALABRIANA

A instituição trabalhará com a Pedagogia Calabriana, baseada nos princípios da filosofia e espiritualidade de São João Calábria, do fundador da Congregação Pobres Servos da Divina Providência. A rede já desenvolve trabalhos voltados à educação no estado, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há 23 unidades. Esta será a primeira instituição nesses moldes na Serra gaúcha.

A educação seguirá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na iniciação científica, letramento e numeramento. Além disso, terá propostas que despertem a espiritualidade, formação integral e cidadã dos alunos. A metodologia Calabriana também proporcionará uma educação voltada ao protagonismo, desenvolvendo autoconhecimento e autoestima, estimulando a empatia e o respeito às diferenças, a proatividade e habilidades sociais e interpessoais.

VAGAS DE TRABALHO

Para a execução das atividades, será necessária a contratação de alguns profissionais. Já nesta terça-feira, 30, alguns representantes da Rede Calabria de Porto Alegre estão em Farroupilha, encaminhando as entrevistas, como também a formação desses profissionais. As vagas disponíveis são para educadores, educador para informática, auxiliar de higienização e cozinheira, todas com 40 horas semanais. Interessados podem mandar currículo pelo e-mail adm70@calabria.com.br ou adm30@calabria.com.br.

Ouça a entrevista com o diretor do Seminário, padre Paulo Salvi:

 

Foto: Divulgação/Instituto Pobres Servos