Gente que Faz: a convidada é a Agricultora Destaque 2021 Elia Maria Benedetto Borsoi

Hoje o programa recebe a agricultura Destaque 2021, Elia Maria Benedetto Borsoi. Natural de Farroupilha, ela tem 59 anos, é viúva e mãe de dois filhos, a Quelin, de 37 anos, e o Ismael, de 33 anos. Filha de agricultores, ela sempre viveu na área rural, passando pelas comunidades São Luiz, São João, Linha Ely e, por fim, Linha Müller, onde reside e tem sua propriedade atualmente.

Aos 16 anos, fez um curso de tecelagem, tendo ajuda dos pais para adquirir uma máquina de malha. A partir disso, passou a fazer trabalhos para diversas malharias, tendo uma renda extra para ajudar os pais. Com 20 anos, Elia casou-se com Antoninho Borsoi. No início da sua vida de casada, trabalhava com a venda do leite, fazia malhas e trabalhos para malharias, como também ajudava o marido no trabalho da roça, na plantação de batata e uva.

Em 1990, receberam um incentivo da Prefeitura Municipal para trabalhar com hortaliças em estufas com cobertura plástica, assim, aceitaram o desafio e foram os pioneiros no segmento em Farroupilha. Foram muitos desafios enfrentados na época, como as dificuldades no transporte das mercadorias e a falta de clientes. Tanto que a primeira produção, toda de alface crespa, foi doada para creches, escolas e hospital. Com muita luta, trabalho e dedicação, nunca desanimaram e sempre acreditaram que poderiam conseguir ter sucesso com a agricultura familiar.

Com o tempo, foram ampliando a propriedade, construindo mais estufas, contratando mão de obra, melhorando o transporte e diversificando a produção. Entretanto, no ano de 2007, o esposo Antoninho faleceu, mesmo assim, continuou nos trabalhos da agricultura. A partir do ano de 2016, com a idade mais avançada e problemas de saúde, passou a contar com o auxílio do genro Marcelo Dariff para trabalhar e administrar a propriedade e os negócios.

Um diferencial da propriedade é a utilização de adubos orgânicos, com gradativa crescente de tratamentos biológicos e orgânicos livre de resíduos químicos, com diminuição de tratamentos convencionais. Há três anos foi implantado um moderno sistema de irrigação, de forma automatizada, com comando em aplicativo de celular, fazendo a rega de forma planejada.

A família também valoriza o trabalho social, destinando semanalmente, doações das hortaliças ao Hospital Beneficente São Carlos (HBSC). Em 2021, com iniciativa do genro Marcelo Dariff, foi iniciado um novo investimento: parreiras de uvas Niágara e Rainha Itália, com irrigação, contendo estrutura pronta para receber cobertura plástica, para obter melhor qualidade no produto final.

Foto: Gleici Trois