Hospital Beneficente São Carlos recebe selo de UTI Eficiente

Os profissionais da UTI do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) receberam o certificado de UTI Eficiente, entregue no XI Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, realizado de 25 a 27 de agosto, em Bento Gonçalves. A premiação é emitida pelo Sistema Epimed, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB). O selo tem validade de um ano e contribui para a projeção positiva do Hospital São Carlos em âmbito nacional.

Duas mil UTIs privadas e públicas foram avaliadas e apenas 129 unidades foram reconhecidas com o selo. De acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed, uma UTI Eficiente é aquela que obtém bons resultados clínicos com uso mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados.

As coordenadoras médicas da UTI, Dra. Júlia Bossardi e Dra. Caroline Viezzer, explicam que a AMIB e a Epimed criaram o projeto chamado UTIs Brasileiras, no qual os hospitais inscritos, como o HBSC, conseguem utilizar a versão gratuita do sistema Epimed, de análise de indicadores de UTI. Com isso, é possível ter acesso aos dados, a fim de analisar e melhorar cada vez mais a qualidade e o cuidado com os pacientes.

Conforme a Dra. Caroline, o hospital farroupilhense foi o único a obter o selo de UTI Eficiente dentro do projeto UTIs Brasileiras, que utiliza o sistema de forma gratuita. “Isto é extremamente gratificante, considerando que 2021 foi um ano desafiador por conta da pandemia. Este selo nos mostra que estamos no caminho certo, buscando bons resultados e o melhor aos nossos pacientes”, afirma.

A Dra. Júlia Bossardi destaca que o prêmio é resultado do esforço diário da equipe multidisciplinar da UTI, composta por higienizadora, equipe de fisioterapia, o controle de infecção hospitalar, equipe de enfermagem, de nutrição, como também a direção do hospital. “Cada um tem a sua parcela para termos conseguido conquistar esse resultado”, lembra.

Foto: Divulgação/HBSC