Monumento das Bandeiras junto ao Santuário de Caravaggio lembra cidades da Diocese de Caxias do Sul

As pessoas que visitam o Santuário de Caravaggio encontrarão uma novidade: o Monumento Nossa Senhora Padroeira. O espaço foi criado para unir, sob a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, os 33 municípios que integram a Diocese de Caxias do Sul. Situado próximo ao Recanto das Graças, na esplanada do Santuário, o monumento terá a instalação da bandeira de cada um dos municípios em um formato de meia-lua. As bandeiras estarão posicionadas em torno do monumento que traz as letras ‘A-M’, monograma mariano.

Esse monumento, edificado com tijolos, concreto e revestido em pedras locais (basalto), é a base de sustentação de três mastros que ostentarão as bandeiras do Brasil, do município de Farroupilha e do Estado do Rio Grande do Sul, além das 33 cidades da Serra Gaúcha. Também estará instalada a bandeira do Vaticano, totalizando 36 bandeiras.

Conforme o artista Cristtiano Fabris, o posicionamento destas bandeiras em torno do monumento simbolizará a fé de toda comunidade com Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira e centro espiritual da Diocese. “Sua disposição em forma de meia-lua remete a São João que, no livro do Apocalipse, revela a visão de uma ‘Mulher vestida do sol, com a lua debaixo de seus pés e uma coroa de 12 estrelas sobre a cabeça’. Essa mulher é a Santíssima Virgem Maria”, explica Fabris.

A ideia, segundo o reitor Pe. Gilnei Fronza, é que representantes dos municípios participem, aos poucos, da cerimônia de instalação de cada bandeira. “Serão convidadas as comunidades eclesiais, padre, comunidade e religiosos, os prefeitos, representantes da Câmara ou comitivas de cada cidade para que doem a bandeira do município e façam parte do hasteamento dela, em um momento de oração e pedido de proteção à Mãe Padroeira. A intenção é que todas as bandeiras estejam instaladas até o dia 26 de maio, data festiva de Nossa Senhora de Caravaggio e da 143ª Romaria. Fonte: Assessoria de Comunicação/Santuário de Caravaggio.

Confira as fotos do Monumento Nossa Senhora Padroeira:

Fotos: Leandro Ávila