Observatório da UCS entrega plataforma com indicadores das cidades do Corede/Serra

O Observatório das Cidades da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do projeto City Living Lab, vai apresentar no próximo dia 26 de abril, das 13h30 às 15h00, no Auditório do Bloco A, uma plataforma inovadora que possibilitará analisar os indicadores de cada cidade. Trata-se de uma pesquisa sobre os atributos de uma cidade inteligente, situação atual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – agenda 3030 da ONU e sistemas de capitais para cidade do conhecimento.

Os ODSs representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. No dia 26 de abril, será entregue um conjunto de dados sobre a região do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra), cujos recursos para o trabalho foram aprovados na Consulta Popular. Os dados foram levantados nas cidades que integram o Corede/Serra, a partir do preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU) com os ODSs,  organizados de acordo com as dimensões de uma cidade inteligente e de uma cidade do conhecimento.

Segundo a coordenadora do projeto, professora e pesquisadora, Ana Cristina Fachinelli Bertolini, isso significa que a sociedade ou gestor público poderá acessar a esses dados e entender o quão longe ou perto está sua cidade desses modelos. Assim poderá refletir e analisar quais aspectos precisam ser melhorados, pensar em ações e desenvolver iniciativas que possam atender essas questões.

O projeto City Living Lab, conforme a coordenadora, é um espaço que realiza pesquisas e estudos da vida real. Neste caso o foco foram as cidades do Corede/Serra, com o propósito de levantar dados a partir de suas situações e realidades. Oportuniza aos cidadãos devolver esse conhecimento com a finalidade de melhorar a vida das cidades.

O trabalho envolve diferentes setores e temas das cidades, que vão desde questões de saneamento, iluminação pública, serviços de saúde, planejamento, ou qualquer dado da cidade que revele aspectos importantes sobre ela. O trabalho é feito por acadêmicos no programa de Pós-graduação em Administração e no grupo City Living Lab, além de estudantes do doutorado e mestrado, conta com alunos que estão desenvolvendo suas teses que envolvem temas de inovações, necessários para melhorar a vidas das cidades. Esse material estará disponível em uma plataforma e também será entregue para a comunidade em via impressa.