Paróquias da Diocese de Caxias do Sul partilharam 302 toneladas de alimentos em 2022

Uma das linhas de ação propostas pela Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome”, solicita que seja feito um levantamento “das pessoas e famílias que passam fome ou outra necessidade, observando suas condições de vida”. Diante disso, a Diocese de Caxias do Sul realizou, no início de 2023, um breve mapeamento acerca dos serviços de caridade da Igreja Católica.

Foi observado que, em 2022, as ações estiveram presentes nos 32 municípios e 73 paróquias da região, para a arrecadação, coleta e doação de alimentos não perecíveis. Foram preparados dois formulários distintos, um para as paróquias de Caxias do Sul e outro para as demais paróquias dos municípios atendidos pela Diocese de Caxias do Sul.

O mapeamento foi organizado a partir de uma demanda da comissão diocesana formada para articular as ações da Campanha da Fraternidade. De acordo com as respostas de 59 das 74 paróquias que são atendidas pela Diocese, ao longo de 2022 foram arrecadadas 302,3 toneladas de alimentos. Na maior parte das paróquias, 43 das 59, há serviço de caridade organizada e, nas demais há a entrega das doações a outras paróquias, instituições ligadas à Igreja e também às entidades da sociedade civil, além da parceria com o poder público.

No ano passado, foram distribuídas 26,7 mil cestas básicas e há um número pré levantado de 2,6 mil famílias assistidas pela Igreja diretamente nas paróquias, sem contar as instituições vinculadas.

Na coletiva de imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, realizada na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o vigário-geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, explanou os dados e pontuou algumas ações práticas a serem realizadas pela Igreja neste tempo de Quaresma e de Campanha da Fraternidade, dentre as quais a reorganização da Cáritas Diocesana como braço da caridade da Igreja e o levantamento geral da ação social da Igreja na região.