Vicariato de Nova Prata comemora canonização de São João Batista Scalabrini

Em razão da canonização de São João Batista Scalabrini, ocorrida neste domingo, 09, no Vaticano, o Padre Álvaro Luiz Pinzetta, do Vicariato de Nova Prata, divulgou uma mensagem. Nela, Padre Pinzetta ressalta o trabalho realizado por Scalabrini em prol dos migrantes, como também sua presença na região de abrangência de seu Vicariato.

CONFIRA A MENSAGEM

Nosso vicariato se alegra, agradecido, pela canonização, hoje ocorrida, de São João Batista Scalabrini. O papa ressaltou como o novo santo interpretou a migração como providencial oportunidade humana e espiritual de a Igreja ser o que ela deve ser, comunhão de povos, missionária. E fez um vivo apelo ao mundo a não repelir os migrantes, hoje, ou acolhê-los explorando-os.

Scalabrini fez tanto porque os colocou no plano da fé, vendo Cristo neles. Este santo visitou, celebrou e crismou quase 5.000 em nosso vicariato, Veranópolis, Nova Prata e Nova Bassano. Voltando à Itália, falou de nós ao papa São Pio X, em audiência particular, no dia 3 de fevereiro de 1905. Ou seja, nosso vicariato foi assunto de dois santos, um o pai dos migrantes, outro o papa do catecismo. Por sinal, São João Batista Scalabrini e São Pio X se interessaram vivamente pela catequese. Scalabrini organizou e animou o primeiro Congresso Catequético da Itália. Também se interessou pela catequese dos surdos. Somando os tempos, ora em um lugar e ora em outro lugar, os padres scalabrinianos e as irmãs scalabrinianas serviram todo o território de nosso vicariato. Também por isso, hoje, agradecidos, temos representações se unindo à paróquia de Nova Bassano, às 15:00hs, em celebração eucarística sintonizante com o papa e toda a Igreja.

Saudando nossa querida Irmã Neli e os padres Armelindo e Zelindo, agradecemos, de algum modo, todos desta família scalabriniana que se fizeram irmãos dos migrantes, aqui e em tantos lugares do mundo.

Padre Álvaro Luiz Pinzetta
Vicariato de Nova Prata

Foto: Divulgação