144ª Festa de Santo Antônio é marcada pela retomada da missa campal

O município de Bento Gonçalves vivenciou nesta segunda-feira, 13, o ponto alto da programação da 144ª Festa de Santo Antônio. O lema desta edição foi “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor”, do livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 26, inspirado na temática da Campanha da Fraternidade 2022. Ao longo do dia, mais de 8 mil pessoas passaram pelo Santuário Diocesano de Santo Antônio. Para se ter uma base, mais de 700 pessoas estiveram em cada Missa, no interior da igreja, num total de mais de 2,8 mil pessoas.

O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário e nas comunidades, e uma programação intensa de cinco Missas, retomada da celebração campal e da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais e do almoço de confraternização.

A Missa das 15h contou com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A celebração aconteceu em frente ao Santuário, e reuniu mais de 5 mil devotos, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de diversos padres, religiosas, ex-festeiros e lideranças.

Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio. “Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades”, pontuou, ao recordar também o trabalho e a missão do padre Júlio Antônio Giordani, 90 anos, que residia na Paróquia e faleceu no início do mês de maio.

Ao final da Missa ocorreu a procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais de Bento, com a distribuição de 2,5 mil balões personalizados. Quando o cortejo retornava para o Santuário Santo Antônio, o padre Luís Carlos Conci, a bordo de um helicóptero, abençoou a cidade com a relíquia do Padroeiro. Da aeronave caiu uma chuva de mais de 18 mil pétalas de rosas brancas, abençoadas no sábado, 11, como sinal visível da bênção. O sobrevoo foi ofertado por um casal devoto de Santo Antônio.

Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia e milhares de pessoas. Num levantamento que leva em conta as transmissões da Trezena, de 31 de maio a 12 de junho, 16 mil aparelhos estiveram conectados nas plataformas da Paróquia, e outros milhares nas rádios, portais e canais de televisão. Mais de 380 mil pessoas foram alcançadas pelo conteúdo online produzido com a temática dos festejos, além do público que acompanhou de forma presencial as visitas às comunidades, paróquias e entidades, bem como as celebrações da Trezena e do Dia Festivo. Somente no dia 13, mais de 8 mil aparelhos estiveram ao vivo acompanhando as celebrações festivas.

A Festa de 2022 deixou um legado de cuidado com a educação e valorização histórica. Ao todo, foram 15 escolas das diversas redes de ensino que foram visitadas com a imagem do Padroeiro, sendo que algumas em diversos turnos. Além disso, a Trezena reuniu as escolas e entidades de inclusão de Bento que, a cada noite, construíram a “Árvore da Vida”, montada junto ao altar. Também foi realizada toda a programação social de forma presencial, com os jantares, demais ações e o almoço de confraternização, neste dia 13 de junho, que reuniu mais de 500 pessoas, no Salão Paroquial.

Já na Missa das 18h, a celebração em ação de graças pelo êxito da 144ª Festa de Santo Antônio, o casal coordenador dos festeiros, Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi, fizeram o agradecimento a todas as equipes e comissões que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2022. “Foram calorosos abraços da alegria do reencontro, que tivemos nesta edição dos 144 anos de Festa. Tivemos o privilégio de viver esse clima de retomada e nos dá orgulho de ver pessoas tão dispostas a ajudar, a colaborar pelo sucesso desta festa. Nossa imensa gratidão a todas as equipes”, salientou o casal.

O padre Volmir Comparin, enalteceu todo o trabalho realizado na Paróquia e fez questão de agradecer os diversos serviços. “O que tem de se dizer nesta hora: muito obrigado. Que tudo isso que aconteceu nesta 144ª Festa de Santo Antônio seja entregue nas mãos de Deus. Que todos se sintam agradecidos, porque esta festa foi construída com muitas mãos e muitos corações. E agora nos resta esperar a 145ª Festa do nosso Padroeiro”, finalizou, pedindo uma bela salva de palmas a todos os colaboradores dos festejos.

Logo depois, foram apresentados os festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2023. São eles: Adair Angelo Tusset e Lucia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin, Marcelo Galvani e Sandra Andreia Galvani, Renê Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares, Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra

VISITAS DE SANTO ANTÔNIO

O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio foi mantido e ganhou a passagem da imagem também pelas escolas, num total de 35 carreatas, com as celebrações da Eucaristia e momentos de oração nas comunidades, nas paróquias de Bento, entidades, na Penitenciária e também no Santuário de Caravaggio. Além disso, foram outras 15 escolas das diversas redes de ensino visitadas, num total de 50 visitas.

JORNADA COM SANTO ANTÔNIO

A motivação para a visita às escolas, além de levar a imagem e a devoção do Padroeiro, foi a divulgação da Jornada com Santo Antônio, um game de perguntas e respostas desenvolvido pela Paróquia para as crianças, adolescentes e jovens. Desde o mês de abril, foram três fases com perguntas e respostas sobre a vida e milagres de Santo Antônio, além da história do Santo em Bento Gonçalves. Já foram aproximadamente 7 mil acessos diretos, o que gerou o engajamento de mais de 20 mil pessoas. A terceira fase segue até o dia 30 de junho. Depois, as três escolas melhores posicionadas no ranking serão premiadas, bem como os 144 alunos que mais tiverem pontuado.

PÃEZINHOS DE SANTO ANTÔNIO

Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 6,5 mil pãezinhos que foram abençoados em cada noite da Trezena, além de 40 mil pãezinhos nas celebrações do Dia Festivo, abençoados às 6h30 pelo pároco, padre Volmir Comparin. Além disso, foram entregues nas visitas, aos pacientes do Hospital Tacchini e aos encarcerados da Penitenciária.

TRABALHOS ESCOLARES E EXPOSIÇÃO

Estudantes das diversas redes de ensino de Bento Gonçalves colocaram seus dons e sua criatividade a serviço da devoção e cultura de Santo Antônio, nos meses de preparação à Festa. De 31 de maio a 10 de junho, os mais de 500 trabalhos de 19 escolas estiveram expostos para visitação no Salão Paroquial Santo Antônio.

Além disso, a equipe de festeiros também desenvolveu capelinhas com a imagem do Padroeiro de pano para visitar as escolas, bem como uma sacolinha com o santo em crochê e um material didático, que passou pelas escolas de educação infantil do município. Nos meses de março e abril, diversas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I participaram de visitas guiadas ao Santuário Santo Antônio, numa parceria da Paróquia com as secretarias de Educação e Turismo.

RETORNO DO QUADRO HISTÓRICO DE 1877

O quadro histórico que deu início aos festejos de Santo Antônio em Bento Gonçalves retornou, nesta semana, ao acervo da Paróquia. Às vésperas da 144ª festa, a mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a moldura que foi trazida da Itália pelo padre Giovanni Menegotto em 1877 foi entregue pela família Lorenzini ao pároco, padre Volmir Comparin.

Confira as fotos da 144ª Festa de Santo Antônio:

Fotos: Neimar De Cesero