Gente que Faz: o convidado é o músico e professor Valdir Verona

Hoje o programa recebe o músico e professor Valdir Verona, natural do Distrito de Vila Oliva – interior do município de Caxias do Sul – nas proximidades com Canela e Gramado, onde passou sua infância e adolescência. Ele é casado com Loiva Stumpf Verona desde 1999, é filho de Aldo Verona e Rosalina Ludwig Verona – agricultores, descendentes de imigrantes alemães, italianos e austríacos. Atualmente reside em Ana Rech, Distrito de Caxias do Sul. Já residiu também na cidade de São Marcos/RS.

Valdir é músico profissional desde o ano de 1989. Antes de trabalhar com música, foi agricultor e artesão, é formado nas áreas de teoria musical e solfejo, violão clássico, harmonia e improvisação e acumula mais de 30 anos de carreira, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, pesquisas, produções e direções musicais. Atualmente, além da carreira solo, faz parte do Duo de Viola e Acordeon juntamente com o músico Rafael De Boni e também do projeto Violas ao Sul em parceria com os violeiros Ângelo Primon, Mário Tressoldi e Oly Junior.

Verona possui extensa discografia, tendo lançado diversos discos solo e também em parceria, além de diversas participações especiais. A partir de suas vivências e pesquisas, vem desenvolvendo trabalhos didáticos para violão e viola de 10 cordas, tendo lançado vários livros didáticos para esses dois instrumentos. Desenvolve um trabalho de resgate do uso da viola na música do Sul do Brasil em apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música. Participações em diversos de festivais, tanto em âmbito regional quanto nacional.

É Integrante do Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, desde a criação do projeto, com participações em programas de TV: SR Brasil – TV Cultura, apresentação: Rolando Boldrin, Nos Braços da Viola – documentário apresentado na TV Brasil, apresentado por Saulo Laranjeira, além de diversos programas regionais em estados do Sul e MG. Já teve matérias de entrevistas em revistas especializadas: Guitar Player, Cover Guitarra, Acústica, Violão Pró e Viola Caipira. No exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça em 2012 e na 25a Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia no ano em que Brasil foi convidado de honra no evento. Recentemente lançou projeto Girassol. Trata-se de um EP com 5 temas instrumentais em áudio e vídeo, álbum digital contendo partituras e tablaturas + videoaulas das composições.

A trajetória já rendeu, recentemente agraciado com o prêmio “Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro” SEDAC RS e contemplado duas vezes com o “Prêmio Excelência da Viola Caipira” pela revista Viola Caipira. Foi selecionado com o Duo de Viola e Acordeon para o 1º Festival Voa Viola – festival este que teve o propósito de realizar um mapeamento do uso da viola no Brasil. Em 2011 recebeu o título de Mestre da Cultura Popular pelo município de Caxias do Sul e também foi indicado em várias oportunidades ao “Prêmio Açorianos de Música” por trabalhos solo e em parcerias. Ainda no início de sua trajetória foi premiado em vários concursos de violão solo – destaque para o 1º lugar no Rodeio Internacional de Vacaria em três oportunidades. Valdir foi premiado diversas vezes como melhor amadrinhador (músico que faz trilhas para declamação de poesia) nos principais festivais de poesia do Rio Grande do Sul.

Foto: José Theodoro